'

Instalações do acaso



Na verdade, o primeiro artista a incorporar o movimento real na pintura foi Thomas Wilfred ,com seu Clavilux (1921), que consistia numa espécie de piano que, em vez de emitir sons, projetava formas coloridas numa tela, à medida que as teclas do instrumentos eram acionadas.

A procura da representação do movimento é uma das constantes presentes ao longo de toda a história da arte. A especificidade da arte cinética, dizem os estudiosos, é que nela o movimento constitui o princípio de estruturação. O cientismo rompe assim com a condição estática da pintura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento.



"Arte programmata" é um termo italiano que descreve trabalhos cinéticos movidos a motor, segundo uma sequência programada - uma composição no tempo, como música. Fatores do acaso podem ser embutidos no programa.
Já em 1961 o pintor italiano Gianni Colombo montou num espaço confinado entre duas placas de vidro, uma fita plástica sem fim onde ela se enrola formando um desenho infinitamente diversificado; o impulso é constante, a forma é casual.
Arte cinética é um movimento artístico que cresceu nos anos cinquenta e sessenta, cuja finalidade principal é a introdução do movimento em uma obra de arte, um movimento que pode ser real, no sentido de "física" ou virtual. Esse termo popularizou-se, sobretudo, em 1950 mesmo sendo já utilizado como maneira de expressão nos primórdios de 1920 presente no Manifesto Realista de Gabo e Pevsner em conexão com o conceitos das Belas Artes e outras maneiras de fazer arte.
Gianni Colombo (Milão, 1937 - Melzo, 1993) está entre os mais importantes atores na arte cinética internacional que se desenvolveu no século XX. Interessado pelo surrealismo de Max Ernst e pelo mundo poético de Paul Klee, estudou na Academia de Belas Artes de Brera. Elaborou diferentes experiências no campos da física, que incluem dispositivos elétricos e imã, luzes de néon e lasers industriais, tudo para exaltar o potencial estético do racionalismo tecnológico.
Sua pesquisa artística caracteriza-se cedo para o teste intensivo de materiais e linguagens - a partir de cerâmica para design gráfico, a partir dos trabalhos matéria para a criação de múltiplas e, especialmente, de "ambientes" praticada pelos telespectadores e explorou a possibilidade da arte em movimento como uma forma de arte revolucionária, que permitiria a participação ativa dos telespectadores, já não basta manter no papel de espectadores passivos.


Ele ganhou um prêmio na Bienal de Veneza em 1968 por seu Elastic Space (1967), apresentado novamente na Bienal de Sydney - você entra em um quarto escuro, que parece se transformar e mover-se em torno de você, expansão e contração.Gianni Colombo foi ativo no cenário artístico num momento em que o alvorecer do "milagre italiano" estava influenciando fortemente a cultura. Em 1959, foi um dos fundadores do Grupoo T, que propôs que a arte cinética, potência e ópticas, bem como proporcionar um papel claro para a percepção dos espectadores. Seu objetivo era usar a criação de espaços interativos para abolir as fronteiras que a pintura estática dividida, escultura e arquitetura.
Atualmente todo seu acervo público está no Museo d'Arte Contemporanea del Castello di Rivoli na exposição "Gianni Colombo, realizada na Castello di Rivoli entre 16 Setembro e 10 de janeiro de 2010.
.

4 comentários:

  1. Vim ver com calma.
    Fantásticas escolhas.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante seu blog e seu trabalho!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem?

    Gostei realmente do que vi, por aqui.

    Seu blog é excelente e eu não o conhecia.

    Voltarei mais vezes para detalhadamente poder com calma , ver o que faltou.

    Tenho blogs de humor e caso deseje fazer uma visita ficarei muito honrado.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Agradeço ter seguido o blog Amoralya.blogspot.com. Neste momento está inactivo.
    Volte novamente para o novo blog: "lumynart.blogspot.com".

    Grata.

    Abraços,
    Lumena

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.