'

Arte de Instalações

 .

O presépio - Gênese e simbologia

.

Seria no século 13 uma arte de instalação?

Clique nas imagens para ampliar
.
Presépio Rupestre
Portugal - O presépio, pensado pela Autarquia Maçaense com o apoio do Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, apresenta-se em forma de dólmen, em tamanho real, com figuras sagradas representadas a partir de figuras rupestres do Vale do Tejo.
Quando, numa definição filosófica de seus trabalhos, Marcel Duchamp um dos precursores da arte conceitual afirmava que, entre outras coisas, seu objetivo era libertar “a Arte do domínio da mão”, certamente não imaginava a que ponto chegaríamos em 1970. O que à primeira vista podia ser facilmente localizado e efetivamente combatido tende hoje a localizar-se numa área de difícil acesso e apreensão: o cérebro.
“A arte no século XX apresenta para um observador distanciado uma sucessão algo caótica. Todos os conceitos que serviram de base à apreciação e criação das gerações anteriores foram sistematicamente postos em causa, e pouco depois acabaram por ser recusados ou ultrapassados pelos artistas. Na arte como na imaginação não existem limites, parece ser a primeira ideia que os artistas têm procurado transmitir. O nosso percurso centra-se nos movimentos artísticos que evidenciaram a ruptura com os conceitos tradicionais da arte, colocando pela primeira vez a questão do fim da estética”.
 .

Rumos visuais da arte

.

Ossos - Marina Abramovic Balkan Baroque

.

O que é arte de instalações?

.


A Wikpédia assim a define:
"Arte de instalações (krafts) é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente fechado. A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador. Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: frio, calor, odores, sons ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor".
.
Dan Flavin - Green
 A instalação é, pois, ela mesma, uma espécie de casa ou de alojamento para a arte ou para uma experiência poética do mundo; isto é, a obra é uma forma de habitação do mundo. E o artista, uma espécie de arquiteto, no sentido em que cuida de prover este alojamento ou habitação.
Arte de valor deve incomodar, não tranquilizar diz Gormley
Para o artista britânico Antony Gormley de 57 anos, 'a arte que faz você se sentir cômodo provavelmente é artesanato, não arte'.
hanging garden’ por Mona Hatoum

Arte efêmera


Há na mente e no conhecimento das pessoas o conceito de arte permanente, aquela que expressa e registra o interior humano e seu universo histórico, presente e intacta no passar dos anos, neste conceito incluímos as obras de Da Vinci, Picasso, Rugendas, Tarsila do Amaral, Portinari, entre outros. Diferente da arte permanente, a arte efêmera, seja através de performances, instalações, e happenings, é aquela vista como não perene fisicamente ou em demais considerações.

A arte pública, transformada pela ação do tempo, assim como o grafite, os religiosos tapetes de sal e serragem, esculturas de gelo e de areia, são alguns exemplos de arte efêmera.
 .

Land Art

.


É Christo Javacheff (e sua mulher Jeanne-Claude), um dos mais surpreendentes artistas contemporâneos e a oportunidade vem da sua recente instalação em Central Park - New York City
.
Joana Vasconcelos - Vitrine, Lisboa, 2008 - anima prédio em obras
Efêmero é aquilo que é passageiro, sem presença definitiva, uma substância ou presença artística que se esvai. O sentido de arte pública efêmera não se aplica aos monumentos históricos. A performances de dança e coreografias inusitadas realizadas em praça públicas são passageiras, existem somente no seu ato em si, mas podendo ser filmadas e arquivadas para novas execuções audiovisuais, a mesma sai do contexto de efêmero. Nas artes plásticas há a técnica de pintar quadros com alimentos e substâncias perecíveis, tornando a obra perene somente na fotografia que a registrou. A arte permanente marca o estilo cultural e o momento histórico de cada povo e região, assim aconteceu, por exemplo, nas civilizações egípcias e gregas, e recentemente na sociedade moderna francesa e americana, porém , seria a arte efêmera do século XXI, uma forma de expressar o efêmero fulgaz de nossos tempos?
.
"Desvio para o vermelho" (detalhes) - 1967/98 - Cildo Meireles
Instalação de luzes assinada pelo artista japonês Ryoji Ikeda.a
Esculturas do artista alemão Timm Ulrichs nas ruas de Hannover - Germany
A Sala dos Procurados, 2008, Alan Campos - Brasil
Instalação com livros - Museu de Israel
Instalação Interativa
O público interage por trás de “Sunset Now”, uma instalação interativa feita de acrílico colorido, fiberfill (fibra utilizada em enchimentos e tecidos) e luzes que permitem que o usuário controle o nascer e o pôr de um sol utilizando apenas um regulador de iluminação.
.
Héctor Roca fez da sua Waterdrop Installation, um tributo a água e seu movimento único. Além de ser de uma beleza única quando estático, seu movimento supera o que se tem em mente.




. .

22 comentários:

  1. Oi,

    Desculpe-me chegar assim, sem avisar, é que descobri este espaço e gostei muito e já estou-o segundo.

    Parabéns!!

    Tenha um excelente final de semana.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Convenhamos que para este tipo de arte tem que se ter muita disposição, energia, vontade de realizar, mudar... e sobre o Antony Gormley; fiz uma postagem falando sobre o trabalho dele e o próprio foi no blogue comentar, não é o máximo? Lógico que linkei a página dele ao post, senão ele não tomaria conhecimento. Mas gostei desta disposição ou seria predisposição a interagir com o público. Quem sabe é essa a chave do sucesso dele, porque vejo muito por aqui onde moro, onde existem muitos artistas por metro quadrado, a vocação que têm também pela clausura! Bah, tô mudando de assunto e já mudando - obrigada pelo enriquecimento da postagem, pela informação que passou - eu fiquei pasma!! - Poxa, se as crianças não podem confiar na família, confiar em quem mais?

    Se quiser o link da postagem me diga. Bom fim de semana! Beijus

    ResponderExcluir
  3. Amiga Elma é sempre com grande alegria que retorno para este importante espaço. Honrado e feliz. Quero agradecer sua amizade, atenção e gentileza. Muito obrigado! Parabenizo você pela harmonia e qualidade deste trabalho. Grande tema, ótima escolha, lindissimo visual, ótima informação, encatador e relevante, uma preciosidade, gostei. Valeu ter passado aqui. “Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Aguardo sua visita, passa lá! E volte sempre! Tenha um agradável e feliz fim de semana. Muita paz, brilho, proteção e sucesso. Tudo de bom, prosperidade... Fique com Deus. Forte e caloroso abraço.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, Elma. Informações excelentes!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Arte em instalações me chama atenção em qualquer lugar, de queler forma.
    Porque ela impacta smepre de alguma forma e arte que para alguns parece estatica
    exposta aos olhos parece entranhar noser ,se entranha é porque quem ve leva junto de alguma forma.
    Mas gosto de apreciar só, para não estar sujeita a nehuma interferenia, pois só no meu espaço parcial no que se trata a arte instalação
    é perfeito pra quem sou e pra como sinto.
    Delicia estar aqui.

    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  6. Gostei MUITO de conhecer o seu blog!
    Quero cá voltar com mais tempo...
    Até breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tem cada coisa feia kkk
    Amei a torneira com sangueeee

    ResponderExcluir
  8. axei tudo de bom!
    e gostei dos ossos !!!!
    rsrsrsrsrs.....

    ResponderExcluir
  9. faz um resumo oque é istalãções em arte!obg!!!

    ResponderExcluir
  10. adorei,tudo é muito legal muito bom!!!adorei

    ResponderExcluir
  11. Tοday, I went to thе beachfront ωith my children.
    Ι found a sea shell аnd gavе
    it to my 4 year οld dаughter and ѕaid "You can hear the ocean if you put this to your ear." She
    plаced thе shell to her eaг and screamed.

    There wаs a hermіt crab іnsiԁe and
    іt pinchеd her еаr.
    She nevеr wants to gο bacκ! LoL Ӏ κnoω this
    is totally off topic but I had to tell someοne!


    Mу site - http://www.atequacy.com/

    ResponderExcluir
  12. Arte em instalações me chama atenção em qualquer lugar, de queler forma.
    Porque ela impacta

    ResponderExcluir
  13. "Cada nova obra de arte que nasce o ser humano fica mais rico!"
    Continue a divulgar estas riquezas !
    Agostinho Moreira de Melo

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.