'

Simetria, beleza e arte

.
 .
A simetria não dá, só por si, beleza a um objeto – o design simétrico pode ser monótono ou previsível. No entanto, conjuntamente com a cor, texturas, proporções, entre outros fatores, a simetria tem um papel importante no apelo estético de um objeto. Por outro lado, em determinadas situações, a assimetria deliberada é também utilizada com o objetivo de criar surpresa e emoção.

Para a maioria das pessoas, a idéia de simetria está ligada mais a pensamentos sobre Arte e Natureza do que sobre Matemática. De fato, nossas idéias de beleza estão intimamente relacionada a princípios de simetria e simetrias são encontradas por toda a parte no mundo que nos rodeia. 

Simetria na natureza

Borboleta coruja
Eixo
.

A simetria na natureza é um fenomeno único e fascinante 

Na natureza podemos encontra-la nas forma vivas e nas formas inanimadas, são exemplos, as pérolas das ostras, os flocos de neve, as borboletas, as estrelas do mar, os ouriços, as criações artísticas, esculturas, arquitetura, poesia, pintura e música.

Plantações

Arquitetura

Taj Mahal - India

Fotografando simetria com arte

Eugêne Atget
"Em meados do século XX, com as mudanças ocorridas culturalmente no mundo, a fotografia artística aderiu-se aos movimentos modernistas redefinindo as suas raízes estéticas. Tratava-se paralelamente de pôr abaixo o tradicionalismo pictórico e estabelecer a fotografia de um projeto inteligente, contemporâneo digno a arte moderna. Para a historiografia, a fotografia teve dois importantes pólos: Europa e Estados Unidos. Na Europa vários artistas vanguardistas utilizaram-se da fotografia, após o trabalho notável de Eugène Atget, observou-se uma renovação até o início da década de 30, foram vários os artistas-fotógrafos: Lászlo Moholy-Nagy, Man Ray, Kasimir Malevich, René Magritte, Max Ernst, George Grosz, Hanna Höch, entre outros."

  Olhar simétrico

Pela mente do homem, a simetria é um fator de estética no momento da criação, e não há como separá-la, ela nasce no momento exato em que o artista busca de seu intimo a inspiração que nunca vem isolada desse conceito. Na visão do fotógrafo artista são buscados os ângulos de maior alcance intelectual fugindo da cópia real para dar as suas formas outro sentido, senão, passa a ser apenas um "retrato" e deixa de ser arte para ser uma imagem fotográfica a exemplo das fotografias jornalísticas sociais, de esporte, culturais, policiais ou de eventos.
Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem

Alexander Rodchenko- Russia
Paulo Medeiros - Brasil
Kirkelandet Bchurch - Noruega

 . .

15 comentários:

  1. Li o que a ELAINE escreveu e muito bem.´Porque será que todos os pintores referidos por ela, são referências - entre outros - para mim?
    Nesta tua postagem, apreciei muito especialmente o jogo de linhas/sombras e luz da imagem do Paulo Medeiros.
    5ª feira irei dedicar umas horas a agradecer os comentários que estão para trás.

    Um beijo, querida ELMA.

    ResponderExcluir
  2. mt bom ideia legal muito interessante cheer :-s (m) @-) :-t

    ResponderExcluir
  3. Isto me ajudou muito na minha lição de casa

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.