'

Arte pré-historica - o início das artes

 .

O início das artes

.

As cores mais usadas eram os tons avermelhados, o amarelo, o castanho e o branco. Elas eram aplicadas com instrumentos rudimentares ou mesmo com a boca, com auxílio de canudos. Supõe-se que após obter um pó colorido a partir da trituração de rochas, os artistas sopravam, através de um canudo, sobre a mão pousada na parede da caverna. A região em volta da mão ficava colorida e a parte coberta, não. Assim, obtinha-se uma silhueta da mão, como um filme em negativo.

 .

Cavernas - Salões de Arte pré-históricas

.

Qualquer que seja a justificativa, a arte preservada por milênios permitiu que as grutas pré-históricas se transformassem nos primeiros museus da humanidade.Arte rupestre, pintura rupestre ou ainda gravura rupestre, é o nome que se dá às mais antigas representações pictóricas conhecidas, as mais antigas datadas do período Paleolítico Superior (100.000-10.000 a.C) gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, normalmente datando de épocas pré-históricas.É desconhecido o motivo pelo qual os homens pré-históticos faziam seus desenhos nas carvernas. Existem várias teorias para este fato. A mais aceita é de que os desenhos tinham um sentido mágico, ou seja, ao desenhar o animal na parede poderiam interferir na sua captura, como se pudesse apreender sua alma e assim enfraquecê-lo.Tudo o que sabemos sobre a Pré-História é resultado da pesquisa de antropólogos e historiadores, que reconstituíram a cultura do homem da Idade da Pedra a partir de objetos encontrados em várias partes do mundo, e de pinturas achadas no interior de muitas cavernas da Europa, Norte da África e Ásia.Como a sua duração foi muito longa, os historiadores a divividiram em períodos.Pesquisadores registram as primeiras manifestações artísticas da humanidade como é o caso das pinturas pré-históricas encontradas principalmente nas cavernas de Niau,x Font-de-Gaume e Laxcaux, na França e na de Altamira, na Espanha.Os mais conhecidos conjuntos de pinturas em cavernas ( arte rupestre ) estão em Altamira, na Espanha e datam de 30000 a.C. a 12000 a.C. e em Lascaux, na França de 15000 a.C. a 10000 a.C. onde se encontram pinturas rupestres de animais pré-históricos como: cavalos, bisões, rinocerontes.

Os pigmentos usados nessas pinturas foram extraídos de óxidos minerais, ossos carbonizados, carvão vegetal e, possivelmente, sangue dos animais abatidos.O primeiro pincel foi o dedo; mas há indícios posteriores da utilização de pincéis feitos de penas e pêlos de animais: são os primeiros recursos técnicos do "artista" pré-histórico.

Outro aspecto da pintura rupestre (feitas em rochedos e em paredes de cavernas) é que as imagens que representam animais temidos estão carregadas de traços que revelam força e movimento.Mas nas imagens que representam renas e cavalos, os traços revelam leveza e fragilidade (fragmentos de carvão vegetal depositados quando a pessoa esfregava sua tocha nas paredes).
A figura humana surge raramente, sugerindo muitas vezes atividades como a dança e, principalmente, a caça, mas normalmente em desenhos esquemáticos e não de forma naturalista, como acontece com os dos animais.
São verdadeiros "salões de arte" com pinturas de ursos, bisões, cavalos, veados etc... As mais antigas pinturas rupestres conhecidas são as localizadas em Grotte Chauvet, na França.Os pigmentos usados nessas pinturas foram extraídos de óxidos minerais, ossos carbonizados, carvão vegetal e, possivelmente, sangue dos animais abatidos. O primeiro pincel foi o dedo; mas há indícios posteriores da utilização de pincéis feitos de penas e pêlos de animais: são os primeiros recursos técnicos do "artista" pré-histórico.
A figura humana surge raramente, sugerindo muitas vezes atividades como a dança e, principalmente, a caça, mas normalmente em desenhos esquemáticos e não de forma naturalista, como acontece com os dos animais.

.

Arte rupestre no Brasil

.

As mais antigas manifestações de pinturas rupestres no Brasil encontram-se na serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13000 a.C.

No Brasil estão catalogados cerca de 800 sítios históricos com pinturas rupestres. Dentre os mais importantes podem-se destacar a região do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, de Lagoa Santa e Peruaçu, em Minas Gerais, e da Pedra Pintada, no Pará e em Santa Catarina.

Sitio arqueológico na Serra da Capivara - Piauí
Serra da Capivara-Piauí
São mais de 260 sítios com pinturas e gravuras datadas de 6 mil a 12 mil anos com 30 mil pinturas rupestres.
Este acervo de arte rupestre é considerado um dos maiores tesouros arqueológicos do mundo e, por isso, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Nos sítios espalhados pelo mundo, é padrão encontrar, além dos desenhos parietais, figuras e objetos decorativos talhados em osso, modelados em argila, pedra ou chifres de animais.


Vênos de Savinhano e Vênus de Willendorf - Idade da Pedra Lascada
Tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas.
Predominam as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas, Destes trabalhos destacam-se a Vênus de Savinhano e a Vênus de Willendorf. A estas esculturas é atribuído um sentido mágico, propiciatório da fertilidade feminina.
Estas estatuetas eram pequenas o suficiente para serem transportadas pelas tribos e parecem ter sido objetos de veneração, como sugerem suas vulvas e contornos sensuais, talvez usados em ritos de fertilidade.

Neolítica - teve início há cerca de 10.000 anos

De um modo geral, e de acordo com os achados arqueológicos, a produção artística deste período é caracterizada pelo surgimento de parâmetros geométricos, relacionada a uma suposta evolução dos padrões naturalistas-realistas para um abstracionismo na representação das formas.
Visto que a história da arte rupestre e suas descobertas são por demais longas em suas descrições com riquíssimos documentos infindáveis, devo dar um salto além, para entrar no sentido propriamente direcionado à arte construtiva e consequentemente à arte moderna, quando a pintura começou a ter indícios para uma tendência abstrata e sem tema.
Estandarte de UR
Estandarte de UR
 .
Esta arte teve origem nas antigas civilizações como o Egito e a Mesopotâmia.

O "Estandarte de Ur"(3500 A.C),é considerado pela maioria dos historiadores como o mosaico mais antigo que se tem conhecimento. Foi encontrado na Suméria(antiga Mesopotâmia)atual Iraque.

A palavra mosaico origina-se do termo "mosaicon"que significa "musa",algumas fontes traduzem como " paciência das musas". Esta arte teve origem nas antigas civilizações como o Egito e a Mesopotâmia.
.
Piso de mosaico com motivos geométricos no final do século lV a.C
O mosaico é uma arte muito antiga, datada de 2500 a .C. Na época da civilização mesopotâmica, os sumérios usavam pequenos fragmentos esmaltados de cerâmica para decorar colunas e paredes. A técnica do mosaico alcançou seu ápice no século V a.C. com as decorações dos assoalhos em Pella, antiga capital da Macedônia. Com a introdução do corte de pedra em fragmentos (tesselas) no século III a.C, o uso dos seixos foi sendo substituído progressivamente. A origem das tesselas é ainda incerta.
.
Os mosaicos vêm provar que o artista começou a se revelar em sua criatividade, numa arte livre da representação do que lhe era de habito visualizar. Ele passa então a criar livremente, distante das imagens que lhe era familiar no dia a dia.
Algumas fontes apontam a Sicília como o lugar de origem, enquanto outras citam a Alexandria. Devido a grande expansão urbana ocorrida durante a época do Império Romano, a demanda de assoalhos em mosaico disparou, expandindo seu uso para o interior das construções da época.
 .
※※※
.
Os mosaicos, nas regiões onde foram executados, são talvez a fonte mais detalhada e clara da vida das pessoas daquela época. Não existia a fotografia e as possíveis pinturas perderam-se, deterioradas pela ação do tempo; mas os mosaicos permanecem.

Imagens retiradas da Internet em sites Nacionais e Internacionais, encontradas através de sites de buscas.
.

21 comentários:

  1. Parabéns pela bela postagem, por me permitir aumentar os meus conhecimentos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Salvé Elma
    Um excelente trabalho que nos deixaste aqui.
    Bravo!

    Vim desejar-te uma Feliz Páscoa e que sempre sintas que das tuas cinzas em vida, saia mais um pouco de Ti enquanto Ser humano.
    Também vou até ao poço de Mim, durante um tempo.
    Deixo-te um abraço
    Sempre~MAriz

    ResponderExcluir
  3. Oi Elma, obrigada por acompanhar o Café com Poesia e parabens pelo excelente blog!

    Tem um COMUNICADO URGENTE no meu blog! Avise seus amigos, estou tentando avisar a todos que me acompanham!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Apenas uma rosa
    Ela trazia na sua mão
    Ao longe senti o aroma
    Que o vento leve e suave trouxe.
    Podia então sentir teus passos
    Andando vagamente
    No silêncio escondido
    Para que eu não despertasse
    Daquele sonho envolvente.
    Senti então o barulho da porta
    Que abria lentamente
    Seu perfume dominava
    Entrava nos meus sonhos
    Invadia a minha alma.
    Meu quarto perfumado
    Era o aconchego, o
    Meu refúgio, o meu pensar.
    Espalhada na cama
    Envolvida nos lençóis vermelhos
    Elea chegava de mansinho
    Nem pedia licença,
    Já me enchia de carinho,
    Beijava-me inteiro,
    Deixava-me alucinado
    Envolvia-me nos seus desejos.
    Meus sonhos se foram
    Ali estava ela delirando
    Pelo meu amor.
    Suas mãos atrevidas ela deslizava
    Não temia os limites
    E eu ali sonhava e vivia
    Toda aquela magia
    Todo aquele momento
    De ternura e encanto.
    Ah! Que belo sonho...
    Eterno ele será
    O dia que você existir,
    Não precisa nem trazer a rosa
    Traga apenas o seu coração
    E sua alma cheia de amor
    Que eu cuidarei da sua vida
    E do seu amor.

    ResponderExcluir
  5. muito obrigada...me ajudaste muito nesse meu trabalho...valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado me ajudou muito nesse trabalho

    ResponderExcluir
  7. Onde se encontram os mais conhecidos conjuntos de pinturas em cavernas?

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.