'

Construtivismo - parte I


Uma arte construtiva que não decora, mas organiza a vida

.

"No futuro, a materialização concreta dos valores pictóricos suplantará a arte. Então, já não precisaremos de quadros, pois viveremos no meio da arte realizada". Piet Mondrian.
.
.
O Construtivismo é um movimento de arte abstrata que se manifesta pouco antes da Revolução Russa de 1917 e veio a subsistir até 1922.
Os Construtivistas pretendiam fazer da arte, uma investigação autónoma e cientifica, indagando das propriedades abstratas da superfície pictórica, da construção, da linha e da cor.Pretendiam aplicar esta arte ás necessidades industriais e sociais do tempo, integrando-a com o Urbanismo, a Arquitectura e os objectos de uso comum.Tiveram inicialmente influencias dos Futuristas e do Suprematismo, e fora da Rússia, exerceram enorme influencia na Bauhaus através de Moholy-Nagi e El Lissitzky no De Stijl através de El Lissitzky e genericamente no Movimento Moderno da Arquitectura.
O Construtivismo é lançado em Moscovo após a Revolução, por Vladimir Tatlin (o inicio das suas pinturas em relevo é de 1914) e Alexander Rodchenko, e ainda El Lissitzky e Naum Gabo; as suas idéias vêm para o ocidente no inicio dos anos vinte influenciando o Urbanismo, a Arquitetura, o Design e as Artes visuais.
Era de inicio uma tendência escultórica derivada da colagem, evoluindo para a execução de objectos tridimensionais, utilizando o ferro, a madeira, o vidro, arame de aço, etc.
Estes objectos acentuam a noção de estrutura e movimento no espaço, por meio de tensões e equilíbrios em detrimento de massas sólidas e estáticas." Construtivismo 
.
El Lissitzky - Sala Proust (reconstrução) 1890 - Moscovo 
Artista, fotógrafo, arquiteto e docente. Fez parte da vanguarda russa dos anos 20 e 30.
O construtivismo constitui-se em tendência universal e permanente na Arte. Movimento anti-naturalista gera formas segundo uma ordem matemática, propondo uma arte abstrata, geométrica e autônoma. Corresponde a uma ruptura total com a tradição da mímese, ou da representação da realidade visível.

O movimento construtivista surgiu no período de 1913 a 1930, na Europa. Marcou determinantemente a história cultural artística, pois sofreu fortes influências da Revolução Industrial. Possui características próprias, rompendo com a arte passada e perseguindo o perfil da abstração - uma nova representação e despojamento.
.

Construtivismo na  pintura

.

Mikhail Larionov - Rússia - Rainonismo vermelho
Em 1913 Larionov criou o Raionismo, que foi a primeira criação próxima da arte abstrata na Rússia.
.
.

Construtivismo na fotografia 

.

Alexnander Rodchenko - Rússia
Em termos de arte uma nova visão sob outros ângulos -Alexander Rodchenko: `Menina com uma Leica', c. 1934 .
Surgiu uma nova linguagem plástica. As obras de arte passaram a apresentar elementos geométricos, técnicas surpreendentes que mostravam novas estruturas e aparências. A arte se juntou à tecnologia. O construtivismo é a síntese das teorias abstratas e científicas da arte moderna.
O artista plástico se libertou da tela e passou a utilizar materiais diversos para desenvolver suas abstrações.
O pintor não se sentia compromissado em criar o real, o tradicional.
Influenciados pela ciência, pintores exploraram as diversas formas da geometria, buscando relações óticas e de várias dimensões.
Destaca-se o pintor russo Kazimir Malevich.
.

Construtivismo na escultura

.

Na escultura do século XXI - um herdeiro do construtivismo e o que anda acontecendo no mundo das artes.
Matthew Chambers é um ceramista inglês que mora numa ilha na Inglaterra. Ele estudou cerâmica no Royal College of Art e se formou em 2004.
.
Matthew Chambers - Inglaterra
Na escultura do século XXI - um herdeiro do construtivismo e o que anda acontecendo no mundo das artes.
Matthew Chambers é um ceramista inglês que mora numa ilha na Inglaterra. Ele estudou cerâmica no Royal College of Art e se formou em 2004.Seus trabalhos nasceram de um amor pelas formas geométricas e construtivistas, aliadas aos tons terrosos da cerâmica. Cada peça é construída de várias camadas concêntricas, que formam objetos circulares.
As esculturas podem ser fixadas na parede, ou ficarem sobre seu próprio apoio. O artista fará 5 exposições entre novembro de 2008 e 2009.


Trechos de: Teorias da Arte Moderna - H. B. Chipp

.
.

8 comentários:

  1. Não sou artista plástica, como penso que já o tinha referido numa outra postagem, mas gosto de aprender, e ver o que nos transmite bem estar aos olhos!!!!
    Beijo
    Isabel

    ResponderExcluir
  2. Elma
    Vim dar uma olhadela aos novos tópicos de arte e como em tudo uns trabalhos sensibilizaram-me mais que outros. Vim também para informar - penso que já tinha dito..mas a minha memória já não é o que era (como a tradição) - que está a decorrer a entrega dos "ÓSCARES", no blog do mesmo nome que pode clikar no "sou pò e Luz", na faixa da esquerda e depois vai lá ter. Os projectores já estão acesos e a música já começou também.Não chegue muito atrasada, porque o seu nome figura lá como galardoado!

    Deixo um beijo e penso que fazia bem a toda a gene ler o novo post...todos sem excepção se vêm ali retractados.

    Sempre...
    Mariz

    ResponderExcluir
  3. Elma,

    obrigado por SEGUIR o O ULTIMO BLOG.

    Este seu blog é sempre um prazer e cultura!

    ResponderExcluir
  4. Passando para desejar
    Um bom fim-de-semana
    Com paz, saúde e muito amor…
    Fico grato pela visita
    E comentário
    Que fez no meu blogue…

    O eterno abraço…

    -MANZAS-

    ResponderExcluir
  5. Sempre que posso, faço uma visita é mui interessante, é na verdade uma agradável viagem este blog.
    David

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito, parabéns pelo trabalho elaborado sobre as artes. Madalena Cury

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.