'

Abstraindo com Paul Klee


Liberdade nas formas e cores

[1879/1940] A arte não é uma ciência que seja fomentada progressivamente através de muito trabalho e da investigação de muitos membros; pelo contrário, é o mundo da diversidade. Cada personalidade, que dispõe da sua própria forma de expressão, tem aqui o seu valor. Só os fracos, aqueles que em lugar de procurarem em si próprios, procuram naquilo que já existe, devem desistir.


O arco-íris, a forma mais abstrata da natureza


Paul Klee nasceu em 18 de dezembro de 1879 em Münchenbuchsee, perto de Berna, na Suíça. Ampliou o vocabulário usado na pintura, explorando em suas obras linhas, cores, texturas e justaposições.>Sob a influência deRobert Delaunay(França), Klee teve a idéia de trabalhar diretamente com o espectro de cores. Segundo Klee, o arco-íris está acima de tudo o que tem cor. "O arco-íris é emprego, elaboração e combinação abstrata de cores.
"A cor apoderou-se de mim: não tenho mais necessidade de persegui-la. Sei que ela me tomou para sempre, tal é o significado deste momento, abençoado. A cor e eu somos um só. Sou pintor."

Um dos elementos mais importantes na obra de Paul Klee é a cor. No início, ele lidava com as cores apenas sob uma perspectiva teórica. Mais tarde, porém, ele descobriu também a qualidade emocional das cores.


A Primeira Guerra Mundial afasta-o da pintura até 1917, ano em que volta a pintar e a expor em Munique. Em 1921 instala-se em Weimar e ingressa na Bauhaus onde foi professor num curso sobre «Pedagogia da forma».

Em 1931, tornou-se também professor na Academia de Düsseldorf, de onde foi afastado pelos nazistas.
Para continuar na Academia, Klee foi obrigado a comprovar a sua filiação. De acordo com o decreto para a aplicação da lei, “só podia ser funcionário aquele que fosse alemão ou aparentado pelo sangue...”
A nacionalidade, segundo a lei suíça da época, era determinada pela ascendência paterna e, portanto, o pintor era cidadão alemão, tendo até mesmo servido o exército da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
Assim, requereu os registros de nascimento dos avós que não foram de grande utilidade, porque esta lei previa ainda que podiam ser despedidos todos os funcionários “que, devido às suas atividades políticas, não ofereciam a garantia de estarem prontos a servir o Estado sem reservas e em quaisquer circunstâncias”
Sua demissão se deu em 1 de maio de 1933, e sua certidão de ascendência só chegou à sua morada em Berna, no dia 14 de Junho de 1935.


Apesar da demissão, mudou-se juntamente com a mulher, para a casa que tinham alugado em Dusseldórfia. Como muitos outros, tinham adotado uma atitude crítica a respeito do Estado nazi, ou até o tinham combatido, Klee deve ter nutrido as mesmas ilusões fatais.

Os nazistas o classificaram de "artista degenerado" e retiraram todas as suas obras dos acervos públicos da Alemanha.

A capacidade poética deste pintor permite-lhe uma contínua transição entre terra e céu, entre realidade e fantasia.
Viajante infatigável, homem de espírito curioso, Paul Klee é um homem difícil de classificar, de inspiração variada e sem peias, além de escritor entusiasta (o seu Diário é a sua melhor obra literária).

Textos extraídos do livro - KLEE - de Susanna Partsch
com fotos do mesmo e pesquisas de imagens Google.

9 comentários:

  1. Ele não precisava de formas para fazer as cores se exprimir, e as compunha como uma melodia. Concordo quando ele diz que o verdadeiro artista vai buscar inspiração dentro de si mesmo e não nas "escolas" que estão na moda.
    Belíssimo post, como sempre.
    Beijos e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Belo blog este, acho no meu entender que as escolas dão-nos formação practica, mas de facto, com ou sem formação todos nós somos artistas desde a nascença. Paz

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste post, Elma!
    Ótimo também este seu blog!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Belas Artes! Pura Arte! Elma obrigado por sempre prestigiar o klic. Você é muito especial. Beijo

    ResponderExcluir
  5. entrem no radicalbff.blospot.com e se divirta se seja um seguidor por favor !!!!!! @

    ResponderExcluir
  6. Muitos parabéns por todo este trabalho sobre Paul Klee!

    ResponderExcluir
  7. os quadros de paul klee sao muito leguais e diferente do que aqueles que sempre vemos

    ResponderExcluir
  8. Espetacular. Obrigado por todo este trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Encantada com seus posts!!! Parabéns!!!! Estou aprendendo muito !!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.