'

Uma operária da Arte


 .
Uma arte que não tem a intenção de expressar sentimentos ou idéias, as obras abandonam o compromisso de representar a realidade aparente e não reproduzem figuras nem retratam temas. O que importa são as formas e cores da composição. O artista simplesmente explora as formas geométricas, abandonando a transmissão de pensamentos e sentimentos. Mas dá um juízo de equilíbrio que pode ser visto e absorvido como uma fonte de preceito sobre a vida. Uma arte que leva a imaginar e a indagar o seu sentido... há algo além do que se vê, transcendente e que vem de encontro com a perspectiva da cada um.

"Foi preciso quase meio século para que a arte geométrica fosse apreciada em sua dimensão".

Maria Alice Milliet, curadora do MAM (Museu de Arte Moderna), crítica de arte e diretora técnica da Fundação José Nemerowsky.
.
Superfície de madeira [imbuia] com 8cm de espessura onde executo a pintura. Meu atual trabalho.

Sou uma artista da geometria

Impulsionada pela criação e pela idéia do inusitado ou a algo relacionado com a surpresa das descobertas, com o inédito, sem rótulos, ícones ou regras, minhas formas nascem do exercício de um raciocinar nada relacionado com as imagens costumeiras ou visíveis. Elas não tem origem na subjetividade individual e nem feita da cópia de uma imagem já existente. Daí, a possibilidade da transcendência pela abstração.
.
Vivo entre linhas, réguas, números, triângulos, retângulos, quadrados e círculos, linhas paralelas, cruzadas, formando e criando transparências com superposições de formas, que busco e rebusco dentro de uma cadeia de juízos visando a lógica de um conjunto harmônico, num ritmo de tal intensidade que chega a ser sofrido. Às vezes, elas fluem espontâneas ligadas talvez a algo cognitivo ou armazenado de pensamentos filosóficos da essência e ética da arte.
.
Entre o figurativo e o abstrato
A princípio todo o ser humano é um artista, porém nenhum nasce pronto para criar sua arte e exteriorizá-la para o plano físico e visível. Há um tempo de germinação até que possa ser desenvolvida e aflorada dentro de si, através de suas próprias buscas, conciliado de um aprendizado disciplinado e contínuo.
.
Nessa  fase trabalhei cores frias numa experiência onde meu intuito era explorar o volume e a profundidade [meu acervo]
Ele nasce com o dom e no decorrer de sua vida percorre vários caminhos e entre eles, o exercício do descobrir, do fazer, do aprender sobre aquilo que lhe fala mais intimamente para que venha de encontro com a sua própria arte, desenvolver seu pensamento, criar as suas formas ou melhor, o estilo, traços, linhas, cores e uma linguagem para que cada um tenha o seu próprio palco com o seu público.
Meu caminho não foi diferente dos demais e nem está sendo. Foram etapas, inúmeras tentativas entre o figurativo e abstracionismo, este que me levava a percorrer caminhos insólitos, posto que sair do vício do figurativo requer uma mudança na visão dos conceitos para nos dirigir livremente a uma nova arte.
.
Transição] mista s/tela 0,90 x 0,70 - pó de mármore, cola branca, cordão, óleo

A Transição

Pintada em 2003, essa tela em técnica mista, quando de minha última pintura com motivos figurativos, mostrando bem a entrada das linhas e formas geométricas na composição das montanhas.

É de grande importância o desenho, nenhum artista desenvolve bem a sua arte sem ele. É como se fosse o esqueleto de um corpo, representa a estrutura que determina a forma. Sem ele a arte não tem expressão, porque a criação começa nos traços do desenho.
Não nasci com uma arte já deliberada para ser aceita, e para tanto me fiz, mas nunca me sinto pronta e nem tampouco posso me comportar como se fosse alguma estrela isolada ou inebriada por seu próprio brilho. Não tenho receio das críticas, elas me fazem crescer, mas tenho consciência de que tenho muito à aprender.

A excentridade e a vaidade do artista não deve sobrepujar sua própria arte  

Elma Carneiro


 Sou hoje a forma paradoxal do que vivo, entre o “saber e não saber” do que sinto e do que ainda posso sentir e fazer para ser mais, com o objetivo de ir sempre ao encontro com a minha própria verdade como ser, como também com minha arte.
Porém, não interessa ao mundo o modo de estar do artista na vida ou na sociedade, pois o compromisso dele deve ser unicamente com a criação.

“TODAS AS ARTES CONTRIBUEM PARA A MAIOR DE TODAS AS ARTES, A ARTE DE VIVER” Bertold Brecht

[Computer Painting] Pintura por Computador

.

Observação: só consegue fazer arte por computador quem realmente for artista nato.
.
É um resultado exclusivo da pintura por um Artista Plástico ou Visual, que usou como ferramenta as cores, os pincéis e espátulas de punho ou à mão livre para pintar.

A mais avançada manifestação das Artes Plásticas. O mouse e os programas de Computador são as mais novas e eficientes ferramentas inovadoras para todo o artista plástico, com algum treino e técnica. É uma pintura manual.

Digitalização, contemporaneidade e resignificação


Pintura por Computador não é para experts em informática ou manuseadores de efeitos, é sim, uma área especializada para o Artista Plástico. E não basta, é preciso ter técnica tanto para a pintura como para a impressão.
Muita arte pode ser digital (imagens em movimento, formatações, desenhos, designer etc...)
A Pintura Digital é parte deste contexto, não no mesmo texto. A Pintura Digital (área do artista plástico) é especializada e usa o meio digital, tornando-se real através das impressões.
.
Artes Plásticas Digitais

Existem outras técnicas e por certo existirão muitas, afinal, em médio prazo todo o artista plástico, por certo irá pintar digitalmente, além das técnicas tradicionais e conservadoras.

Elma Carneiro

6 comentários:

  1. Passando por aqui pra deixar um largo sorriso e um beijo bem grandão pra ti Elma querida!

    ResponderExcluir
  2. Elma, desconhecia esta tua faceta artística. Adorei as obras, sou fã das formas geométricas sejam abstratas ou não. Gostei também do texto no qual você nos conta tua evolução, e fala da importância do desenho.
    Foi uma grata surpresa este teu post, que bom que passei por aqui hoje.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. criativo seu blogger..


    quando der visite o meu

    deixe recados...

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do quadro transição, mistura o abstracto, com o surrealismo. É optimo misturar técnicas, significa que o espírito criativo quer desbravar outros terrenos. Para mim a arte passa primeiro que tudo, no espírito criativo que todos nós temos, e não olha as escolas nem técnicas já usadas (obviamente que elas influênciam), mas a criação para ser autêntica para mim tem que ser inovadora, também é verdade com tanta gente a criar é quase impossível criar algo original, mas o desafio é esse, criar algo ainda não visto, ou seja o nosso cunho, a nossa marca. Também custumo pintar, maioritariamente a óleo, mas uma coisa que me fascina é que perante uma tela em branco, abrem-se infinitas possibilades, e mesmo que o que pinte possa por vezes não agradar a toda a gente, a mim tem um valor excepcional, é a minha marca que me interessa, nada mais. Quanto a arte digital é bonita, (também já tirei um curso de 3d Maya, e grafismo digital), mas acho que mesmo assim, acaba por ser uma arte um pouco artificial, talvez por não ter as pinceladas, que se dá numa tela, e que é impossível com o mouse e o software,mas é a minha opinião, talvez seja da "velha escola", não sei . Gostei das pinturas, que continues numa busca constante na criação. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga Elma estou visitando este maravilhoso espaço. Grande publicação, imagens belissimas, grande obra de arte, uma maravilha visual, finissimo, encantador, parabéns. Gostei. Confesso minha simpatia e admiração por seu talentoso e inteligente trabalho. Valeu ter passado aqui. Sinto-me feliz e honrado. Quero avisar que tem um “PRÊMIO” esperando por você lá no Blog, não demore! Aguardo por sua visita. Sinta-se em casa. O nosso imortal Piloto Ayrton Senna costumava dizer; "Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá." Grandioso sentimento. Honrado e feliz por sua amizade, desejo muito sucesso. Volte sempre! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Brilhe sempre. Um ótimo e proveitoso fim de semana, proteção, paz, saúde, alegria e muitas bênçãos. Que a presença Divina nos oriente e dê sabedoria para o nosso caminhar. Um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de seu trabalho em geométricos. Tenho feitos algumas paisagens com formas geométricas.Parabéns.
    Sucesso!

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.