'

Paul Klee e o peixe de ouro

.
http://www.taschen.com/media/images/120/cover_ka_klee_0712171447_id_15134.jpgObra consultada: KLEE - Susanna Partsch

.
Paul Klee foi um dos maiores coloristas da história da pintura e um dos mais poéticos entre os artistas modernos.

Monsieur Perlenschwein (porco das pérolas), 1925 -
Aquarela parcialmente pulverizada, sobre papel sobre cartão,
51,5 X 35,5 cm-
Dusseldórfia, Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen
Auto retrato de 1925, Klee utilizou, como noutros quadros desta fase, a técnica de pulverização, que consistia em cobrir partes da folha com moldes e pulverizava os pontos não cobertos com tinta aquarela. Nesse retrato em rosa cinzento, dominam os olhos quadrados, pintados com cores opacas e em que o olho direito, por rotação, se transforma num losango. Ao representar assim os olhos, Klee apoiava-se no ensaio, publicado em 1886, do físico e fisiologista Ernest Mach (1838-1916) «Die Analyse der Empfindungen un das Verhältnis des Physischen zun Psychischen» (Análise das sensações e a relação do físico com o psíquico). Klee conhecia essa obra desde 1905. As teorias de Mach e do psicólogo Friedrich Schmann ( 1863-1941), que eram um prolongamento das primeiras, foram difundidas na Bauhaus, sobretudo através do ensino de Klee . Em monsieur Perlenschwein, baseou-se diretamente nas análises de Mach, que tinha mostrado que, embora o quadrado e o losango fossem geometricamente idênticos, a sua percepção não era igual. O losango parecia mais dinâmico e maior do que o quadrado estático. Klee contrariou essa impressão, pintando o olho quadrado um pouco maior do que o olho do losango.

Clique no peixe 
O Peixe dourado, 1925 - Óleo e aquarela sobre papel cartão, 49,6 x 69,2cm - Kunsthalle/ Hamburgo
O Peixe dourado pintado pouco tempo antes, forma um contraste vivo com esta aquarela baseada nos princípios psicológicos da percepção. O grande peixe envolve o caráter misterioso do seu mundo secreto na significação.
Na água de um azul carregado (fundo do quadro), no centro do quadro, encontra-se o peixe dourado mosqueado, com as barbatanas vermelhas curtas, cauda vermelha e um olho vermelho. Ele está rodeado de plantas aquáticas azuis e de ondas feitas pelos pequenos peixes vermelhos, que fogem do grande peixe luminoso. O azul das plantas e o vermelho dos peixes transformam-se, em alguns lugares, em lilás, a cor complementar.
Foram quadros como este que, já naquela época, tornaram Klee célebre, e não as obras destinadas a ilustrar uma teoria, como é o caso de monsieur Perlenschwein. Aqui, o Peixe dourado, deu-se livre curso de interpretações: «Com serenidade de um Deus, ele divide o elemento azul... o Peixe dourado é ... uma maravilha de grandeza e de beleza. Tudo se lhe submete, tudo é para ele... aqui o símbolo do universo no qual se inscreve Klee, poeta e pintor». Ou ainda: «Persistindo num imobilismo transitório e carregado de energia, o peixe maravilhoso e incandescente ilumina o azul profundo deste mundo crepuscular, no qual se refugiam os pequenos peixes vermelhos».


http://www.taschen.com/media/images/120/cover_ka_klee_0712171447_id_15134.jpg
Obra consultada: KLEE - Susanna Partsch

2 comentários:

  1. Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir
  2. Olá. Raptei o seu peixe dourado para transpôr nos slides que estou fazendo para a disciplina Metodologia e conteúdo que ministro no curso de Artes, na UNOCHAPECÓ. Vi que também é da linha das ARTES. Que legal! Um grande abraço
    Ah,convido-a para ver o meu BLOG Achados e Perdidos cujo endereço é:
    www.mp-arruda.zip.net.

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.