'

O artista e sua função


.
«ou os artistas compreendem a sua função social e a sua necessidade de serem compreendidos eles mesmos ou nada feito». Isto é muito polemico nos tempos que correm, pois, apesar de desde sempre os artistas questionarem a sua função no mundo e a própria arte nas suas obras, não lhes cabe compreenderem a sua função social como se fossem políticos, padres, médicos, fiscais das finanças, banqueiros ou taxistas. Não nego aos artistas uma função social qualquer, embora não esteja certo de qual, mas duvido que lhes caiba o esforço de compreensão dessa função. Quanto a mim, a função social dos artistas é produzirem arte. Daniel Inneraritu


.

Fernando Pessoa escreveu:

Mas, perguntar-se á talvez, como acomodar este princípio com o da interdependência de funções que limita e integra na vida o princípio, correlativo, da divisão do trabalho social? A resposta é simples. A interdependência das funções heterogêneas da vida social não é do âmbito da consciência humana; pertence, antes, à parte da vida social que é inteiramente pertença das forças naturais que subjazem toda a atividade do homem. O sapateiro, quando faz botas e sapatos, e só botas e sapatos, não está exercendo esse mister com a consciência social de que funciona dentro do princípio da divisão do trabalho social, e de que entre esse mister e outros há uma interdependência. O político, quando faz a sua política, não pensa de momento senão nas suas ambições pessoais, e, por vezes, no destino do país que pretende governar; não lhe ocorre, senão em momentos de reflexão, não propriamente políticos, portanto, que está adentro daqueles dois princípios, de que se trata, da vida das sociedades.

Por isso o artista, como estes outros membros da vida social, de quem acabamos de falar, não tem senão que exercer a sua arte, curando de a exercer tão bem como possa. Todas as outras considerações lhe devem ser alheias: e assim cumpre o princípio da divisão do trabalho social, e cumpre-o tanto melhor quanto menos deixar entrar para a sua arte elementos de preocupação com tudo quanto a não seja. Com a interdependência dessa sua atividade artística com as outras funções sociais ele não tem com que se preocupar, porque isso está fora da esfera de quanto ele possa fazer.

Homage to Leonardo - Belgrave Square
(Quadrado de Belgrave) Enzo Plazzotta

Será, assim, impossível o tipo de uomo universale? Será impossível o indivíduo que seja poeta, homem de ciência e política, por extremo exemplo? Não; isso pode ser, logo que ele seja poeta quando é poeta, político quando é político e homem de ciência quando homem de ciência. Não haverá erro se num desses cargos naturais ele contradisser inteiramente o que exprime nos outros. A contradição está imanente na própria natureza de tais cargos; emana da lei natural pela qual eles existem e se inter-relacionam.
Tão-pouco se deve o artista preocupar com a verdade do que descreve. É-lhe lícito escrever um poema onde se violem todas as probabilidades – logo que, é claro, a violação dessas probabilidades não implique diretamente uma falha na natureza do poema, como seria, por exemplo, o anacronismo num poema histórico, o erro psicológico num drama, etc. A verdade pertence à ciência, a moral à vida prática. A faculdade do espírito que trabalha na ciência é a Inteligência (Observação, Reflexão). A faculdade que trabalha na vida ativa é a Vontade. A faculdade de que depende a Arte é a Emoção. Não tem de comum com as outras nada, a não ser o ser humano como elas.
Quanto à má influência exercida pela Arte na vida prática, isso é um dos delírios dos avinhados da Inteligência. A arte propaganda faz mal, porque, por ser propaganda, é sempre má arte, e, por ser arte, é sempre má propaganda.
O artista não tem que se importar com o fim social da arte, ou, antes, com o papel da arte adentro da vida social. Preocupação é essa que compete ao sociólogo e não ao artista. O artista tem só que fazer arte. Pode, é certo, especular sobre o fim da arte na vida das sociedades, mas ao faze-lo, não está sendo artista, mas sim sociólogo; não é um artista quem faz essa especulação, é um sociólogo simplesmente."
(Fernando Pessoa)

6 comentários:

  1. Parabéns pelo seu Blog!!!

    Você está fazendo parte da melhor
    seleção de Blogs do País!!!

    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs do Brasil!

    O seu link encontra-se na categoria que desejar.


    Pegue nosso selo em:

    http://www.gui.blog.br/pegar-seu-selo.html
    e mande-nos e-mail com a categoria.
    selo@gui.blog.br
    Entre http://www.gui.blog.br/ e veja sua categoria.



    Um grande abraço,
    Guilherme

    www.gui.blog.br

    ResponderExcluir
  2. Guilherme obrigada pela indicação carinho e reconhecimento.
    Farei uma visita ao seu espaço e trarei o selo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Elma,
    Confesso que de arte não entendo... apenas ao ver um quadro, uma pintura, uma escultura, sinto (ou não sinto) emoção e também reflito sobre a "mensagem" que essa arte me transmite. Tenho tantas dúvidas quando vejo instalações consideradas arte...Enfim, vou visitar mais este seu espaço, para aumentar meus parcos conhecimentos nesta área.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Elma, entendi o raciocínio tão bem desenvolvido neste teu post segundo o qual o artista deve se concentrar na sua arte, e não usá-la para propaganda social ou política. Há alguns anos atrás eu estaria completamente de acordo...hoje tenho dúvidas. Acho que cada pessoa tem sua parte de responsabilidade em relação ao mundo que a cerca e se sua forma de assumi-la é usar sua arte (como Picasso quando pintou Guernica) eu acho válido. Por outro lado, acho que o artista deve também evitar que sua arte seja instrumentalizada por terceiros com o intuito de servir causas com as quais ele não concorda, como foi o caso dos artistas alemães que fugiram de seu pais para não se ver associados ao nazismo.
    Enfim, é minha opinião, a resposta está no íntimo de cada artista...
    Um grande beijo e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Elma gostaria muito que postasse algo sobre Toulose Lautrec.Seu blog é valiosíssimo!Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia Oliveira
      Acatando sua sugestão, fiz uma pesquisa e fiz a postagem desse importante e admirável artista que deixou um grande legado para as artes abrindo caminho para a Art Nouveau. Veja clicando em seu nome: Toulouse-Lautrec .
      Um abraço.

      Excluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.