'

Arte na Casa Branca

.

Quadros modernos para decorar a Casa Branca 


Cada novo presidente dos EUA costuma pedir uma série de obras de arte às grandes coleções nacionais para, durante a sua presidência, decorar a Sala Oval e alguns outros espaços da Casa Branca. O casal Obama pediu emprestadas 47 obras de arte a museus de Washington, revelando um gosto pela arte moderna e contemporânea e pelo trabalho de artistas representantes de minorias. As escolhas revelam um gosto elaborado, apresentando algumas obras de pintura abstrata e, entre os nomes representados, alguns artistas afro-americanos e mesmo de ascendência índia, asiáticos, hispânicos e por mulheres, dando uma guinada radical da arte do século XIX que domina as paredes da Casa Branca como pintura de gênero, paisagens bucólicas e muitos retratos. As escolhas que fizerem terão inevitavelmente algumas implicações políticas. O casal Obama aprecia todo tipos de arte, mas deseja “complementar a coleção permanente” e “dar nova voz” aos modernos artistas americanos de todas as raças e origens.

Alguns deles já se encontram nas paredes do famoso Salão Oval
As obras selecionadas pelo presidente Barack Obama e sua esposa Michelle foram solicitadas a cinco museus, entre eles a National Gallery of Art e o Museu da Escultura Hirshhorn

Glenn Ligon - explora a corrida, a língua, o desejo, e a identidade
Harry Cooper, o curador da arte moderna e contemporânea na Galeria Nacional, disse que as seleções do Obama estão excitando o mundo de arte e devem fornecer um auxílio significante às artes em geral. Entre os quadros escolhidos figuram sete obras de artistas negros, entre as quais uma de Glenn Ligon, artista conceitual que explora os temas da política e da raça utilizando em suas telas textos, neón e fotos.
.
William Johnson - arte naif
O pintor William Johnson, do movimento "Harlem Renaissance", está representado por quatro obras naif enquanto que os quadros de Alma Thomas, umas das primeiras pintoras afro-americanas, são pinturas abstratas.
.
Alma Thomas, pintora afro-americana, pinturas abstratas

Jeri Redcorn  - ceramista indígeno americano

Foram escolhidas várias peças de barro cozido  de arte dos nativos americanos entre eles Jeri Redcorn, artista americano indígena de 69 anos de Normando, começou a saltar e gritar quando descobriu que uma parte da sua cerâmica está nas prateleiras para livros no Escritório Oval

George Catlin - pintor retratista
George Catlin pintor estado-unidense especializado em retratos de nativos americanos dos Estados Unidos da América no Velho Oeste e  do estilo de vida dos indígenas americanos do século XIX, tem uma dúzia de quadros na Casa Branca.

Jasper Johns (EUA 1930 – ) Relevo em chumbo - National Gallery, Washington DC
Do outro lado do Atlântico, além de Degas, há naturezas mortas do pintor italiano Giorgio Morandi junto a uma imagem de Nice, de Nicolas de Staël. Segundo o conselheiro de arte da Casa Branca, William Allman, a escolha dos Obama "demonstra um interesse pela verdadeira arte moderna".A lista do Obamas de itens emprestados também inclui um grupo de três intrigante de modelos evidentes no empréstimo do Museu Nacional da História Americana, inclusive modelos do registro de telégrafo de 1849 de Samuel Morse, uma máquina que corta engrenagem e um paddlewheel de um barco a vapor.
Jackie Kennedy levou um Cézanne para a Casa Branca e Hillary Clinton gostava de artistas abstratos como Kandinsky ou Kooning e as obras de Georgia O'Keefe.

Curiosidades
.
 
A Casa Branca possui em seu interior: 

  • 132 salas 
  • 35 casas de banho
  •  6 depósitos 
  •  412 portas 
  • 147 janelas 
  •  28 lareiras
  •  8 escadarias
  •  3 elevadores
  •  5 chefs de tempo integral
  •  5.000 visitantes diários
  •  1 quadra de ténis 
  • 1 pista de bowling 
  • 1 cinema
  •  1 pista de corrida
  •  1 piscina
Mais algumas obras que se encontram na Casa Branca



.

Um comentário:

  1. Elma, eles tem realmente muito bom gosto e deram preferência à arte americana de todas as procedências étnicas. Gostei muito, parabéns!
    Um grande beijo e uma boa semana para você.

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.