'

Arte pela arte (ars gratia artis)

.

Arte abstrata

.

Uma arte que oferece a liberdade ao observador de interpretar a obra, assim como oferece ao artista a oportunidade de se expressar de maneira original e espontânea.

Traços espontâneos da arte abstrata sem apego ao mundo exterior, sugere o início de uma arte feita com raciocínio e emoção num momento de abstração - lápis-de-cor  aquarelável.
Arte pela arte (ars gratia artis) é uma teoria que postula a autonomia da arte, isto a noção de que a arte deve ter como único objetivo proporcionar prazer estético, alheando-se de quaisquer outros fins ou valores. Embora se possa afirmar que a ideia da autonomia da arte radica, em última análise, na Poética de Aristóteles (uma obra em que se não contemplam propósitos didáticos para o fenômeno estético), é a partir dos finais do séc. XVIII que ela surge plenamente consciencializada. 
 A partir dessa década, falar de Arte pela Arte significa falar de esteticismo.

Entende-se por arte abstrata a arte visual que não representa nenhum objeto concreto, apenas uma ideia ou conceito. É a exteriorização da arte, do artista e da concepção artística. Chamado de abstracionismo, e surgido no início do seculo XX, este estilo brinca com as cores e formas para dar significado à ideia sugerida pela artista, ficando a interpretação da obra uma escolha individual.

A arte abstrata oferece a liberdade ao observador de interpretar a obra, assim como oferece ao artista a oportunidade de se expressar de maneira original e, muitas vezes, misteriosa. A relação entre cor, forma, superfícies, linhas e traçados é forte neste estilo, sendo o trabalho "não representacional", surge da influência das vanguardas europeias que recusaram a estética clássica das escolas de arte. A arte abstrata sintetiza os elementos da realidade natural numa forma figurativa, fugindo da exatidão nos traços. O abstracionismo divide-se em duas tendências: Abstracionismo lírico (expressivo) e Abstracionismo geométrico.

Primeiras pinceladas nascidas da intuição criativa
O inicio de uma obra de arte nas primeiras pinceladas  de uma tela  abstrata
As formas e as cores vão se desenvolvendo conforme a criatividade do artista - tela de Elma Carneiro
A Arte Abstrata é uma forma de arte que não busca nem demonstra o mundo que está ao nosso redor. São obras que não representam objetos reconhecidos. A arte abstrata refere-se especialmente às formas de arte do século XX, quando a ideia da arte como imitação da natureza foi abandonada.
.


"Assim sendo, a  criação artística é um processo mental e a obra de arte está no espírito do artista”. Croce .


2 comentários:

  1. Ao tempo que não te apanhava, Elma ?
    E o outro blog, que é feito dele ?

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo João Menéres
      Que prazer você neste espaço. sinta-se a vontade.
      Quanto ao outro blog, ele continua no mesmo lugar, apesar de bastante desatualizado, falta-me tempo.

      Outro beijão.

      Excluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.