'

Victor Timofeev - dentro do seu tempo

"Um dos assuntos primários no meu trabalho é a reflexão do espírito da sociedade contemporânea, como manifestado pela prática arquitetônica e a mesma ação da criação. As minhas pinturas e os desenhos representam o potencial violento e fascistic do ato arquitetônico, como um gesto expressivo que é um marcador cultural da sociedade contemporânea".Victor Timofeev.
Ao falar em arte nos dias de hoje, há de se incorporar Victor Timofeev como um dos mais brilhantes pintores da atualidade, responsavel por grandes eventos em exposições pelo mundo, mostrando uma arte que vem confirmar o sentido do ato de criar aplicado no início do século XX. Ele entrou nesse milênio com os pés dentro dos termos filosóficos discutidos há quase cem anos.
Faz parte do time de produção de um dos mais altos valores da linguagem moderna nas artes plásticas.
Victor Timofeev nasceu em Riga - Letónia em 1984 e atualmente vive e trabalha em Berlim, depois de viver boa parte de sua vida em Nova Iorque.
É um artista do presente, ativo e respeitado por um vocabulário assombroso que incorpora perspectiva, modelos arquitetônicos e geométricos que engolfam um espaço com precisão aguda e confundir ilusões visuais, onde seu trabalho mais adiantado incorpora o texto obssessivo e repetitivo como a base de cor e forma e constrói uma plataforma onde o mergulho de objetos físico e arquitetônico na abstração geométrica e as duas forças coage na narrativa infinita e poética.




A linguagem de Victor Timofeev, revela a expressão máxima de um artista contemporâneo e atual em seu momento criador numa abstração geométrica onde as linhas criam formas dinânicas, revelando um desligamento absoluto do mundo visivel, configurando-se em um belíssimo resultado quando ele mergulha em seu próprio caminho, no momento criador alheio aos conceitos, aos "ismos" ou tendências. É um artista que não usa um lugar comum em sua linguagem, e demonstra estar dentro de sua própria época.
Um criador.Depois de um acidente de patinagem quando esteve incapaz de se locomover, usou muito do seu tempo livre para extravasar as frustrações que lhe ferviam lentamente no interior e munindo-se de papel, caneta, lápis de grafite, literalmente caiu no desenho começando a desenvolver uma arte onde o principal objetivo era criar, explorando o significado dos conceitos aplicados no suprematismo, de Stijl, como também da escola Bauhaus.
Mais tarde, congrega tintas em seus desenhos, passa a usar também a tela e mais outros suportes.
As explosões de tinta interferem nos desenhos técnicos e mancham sem piedade o purismo das perspectivas. Alguns planos são distorcidos, outros soltos… O resultado são imagens densas, com tempos diferentes num mesmo desenho e jogos onde um elemento desestabiliza o outro.

São desenhos que exploram a natureza mutável do nosso ambiente, a dualidade da abstração e perspectiva, assim como o caráter da cor para além das suas qualidades sensuais.



O trabalho de Victor inclui a música, o desenho, a pintura e a instalação.


"The images evoked were always on the dark side, only because my soul was full of negative energy I needed to release. The process of creation became therapeutic, as well as a daily necessity. Looking back, I am almost glad I got hurt and discovered this new life. Everything happens for a reason, right?"

- Certamente Victor Timofeev, todos nós fomos premiados por isso.

Um comentário:

  1. Não conhecia este artista, tão jovem e já com maturidade suficiente para abrir novos caminhos na arte, obrigada por me fazer descobri-lo.
    Como adoro geometrias e abstração, vou segui-lo com atenção.
    Parabéns pelo post e um grande beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.