Construtivismo - parte I
Uma arte construtiva que não decora, mas organiza a vida .
.
"No futuro, a materialização concreta dos valores pictóricos suplantará a arte. Então, já não precisaremos de quadros, pois viveremos no meio da arte realizada". Piet Mondrian.
.
.
O Construtivismo é um movimento de arte abstrata que se manifesta pouco antes da Revolução Russa de 1917 e veio a subsistir até 1922.
Os Construtivistas pretendiam fazer da arte, uma investigação autónoma e cientifica, indagando das propriedades abstratas da superfície pictórica, da construção, da linha e da cor.Pretendiam aplicar esta arte ás necessidades industriais e sociais do tempo, integrando-a com o Urbanismo, a Arquitectura e os objectos de uso comum.Tiveram inicialmente influencias dos Futuristas e do Suprematismo, e fora da Rússia, exerceram enorme influencia na Bauhaus através de Moholy-Nagi e El Lissitzky no De Stijl através de El Lissitzky e genericamente no Movimento Moderno da Arquitectura.
O Construtivismo é lançado em Moscovo após a Revolução, por Vladimir Tatlin (o inicio das suas pinturas em relevo é de 1914) e Alexander Rodchenko, e ainda El Lissitzky e Naum Gabo; as suas idéias vêm para o ocidente no inicio dos anos vinte influenciando o Urbanismo, a Arquitetura, o Design e as Artes visuais.
Era de inicio uma tendência escultórica derivada da colagem, evoluindo para a execução de objectos tridimensionais, utilizando o ferro, a madeira, o vidro, arame de aço, etc.
Estes objectos acentuam a noção de estrutura e movimento no espaço, por meio de tensões e equilíbrios em detrimento de massas sólidas e estáticas." Construtivismo
. ![]() |
El Lissitzky - Sala Proust (reconstrução) 1890 - Moscovo
|
O construtivismo constitui-se em tendência universal e permanente na Arte. Movimento anti-naturalista gera formas segundo uma ordem matemática, propondo uma arte abstrata, geométrica e autônoma. Corresponde a uma ruptura total com a tradição da mímese, ou da representação da realidade visível.
O movimento construtivista surgiu no período de 1913 a 1930, na Europa. Marcou determinantemente a história cultural artística, pois sofreu fortes influências da Revolução Industrial. Possui características próprias, rompendo com a arte passada e perseguindo o perfil da abstração - uma nova representação e despojamento.
.
Construtivismo na pintura
.
Mikhail Larionov - Rússia - Rainonismo vermelho
Em 1913 Larionov criou o Raionismo, que foi a primeira criação próxima da arte abstrata na Rússia..
.
Construtivismo na fotografia
.
Alexnander Rodchenko - Rússia
Em termos de arte uma nova visão sob outros ângulos -Alexander Rodchenko: `Menina com uma Leica', c. 1934 .Surgiu uma nova linguagem plástica. As obras de arte passaram a apresentar elementos geométricos, técnicas surpreendentes que mostravam novas estruturas e aparências. A arte se juntou à tecnologia. O construtivismo é a síntese das teorias abstratas e científicas da arte moderna.
O artista plástico se libertou da tela e passou a utilizar materiais diversos para desenvolver suas abstrações.
O pintor não se sentia compromissado em criar o real, o tradicional.
Influenciados pela ciência, pintores exploraram as diversas formas da geometria, buscando relações óticas e de várias dimensões.
Destaca-se o pintor russo Kazimir Malevich.
.
Construtivismo na escultura
.
Na escultura do século XXI - um herdeiro do construtivismo e o que anda acontecendo no mundo das artes.Matthew Chambers é um ceramista inglês que mora numa ilha na Inglaterra. Ele estudou cerâmica no Royal College of Art e se formou em 2004.
.
Matthew Chambers - Inglaterra
Na escultura do século XXI - um herdeiro do construtivismo e o que anda acontecendo no mundo das artes.
As esculturas podem ser fixadas na parede, ou ficarem sobre seu próprio apoio. O artista fará 5 exposições entre novembro de 2008 e 2009.
Trechos de: Teorias da Arte Moderna - H. B. Chipp
.
.
8 comentários:
Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.
Esse blog foi feito para você.
“
" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".
Elma