'

Construtivismo - parte I


Uma arte construtiva que não decora, mas organiza a vida

.

"No futuro, a materialização concreta dos valores pictóricos suplantará a arte. Então, já não precisaremos de quadros, pois viveremos no meio da arte realizada". Piet Mondrian.
.
.
O Construtivismo é um movimento de arte abstrata que se manifesta pouco antes da Revolução Russa de 1917 e veio a subsistir até 1922.
Os Construtivistas pretendiam fazer da arte, uma investigação autónoma e cientifica, indagando das propriedades abstratas da superfície pictórica, da construção, da linha e da cor.Pretendiam aplicar esta arte ás necessidades industriais e sociais do tempo, integrando-a com o Urbanismo, a Arquitectura e os objectos de uso comum.Tiveram inicialmente influencias dos Futuristas e do Suprematismo, e fora da Rússia, exerceram enorme influencia na Bauhaus através de Moholy-Nagi e El Lissitzky no De Stijl através de El Lissitzky e genericamente no Movimento Moderno da Arquitectura.
O Construtivismo é lançado em Moscovo após a Revolução, por Vladimir Tatlin (o inicio das suas pinturas em relevo é de 1914) e Alexander Rodchenko, e ainda El Lissitzky e Naum Gabo; as suas idéias vêm para o ocidente no inicio dos anos vinte influenciando o Urbanismo, a Arquitetura, o Design e as Artes visuais.
Era de inicio uma tendência escultórica derivada da colagem, evoluindo para a execução de objectos tridimensionais, utilizando o ferro, a madeira, o vidro, arame de aço, etc.
Estes objectos acentuam a noção de estrutura e movimento no espaço, por meio de tensões e equilíbrios em detrimento de massas sólidas e estáticas." Construtivismo 
.
El Lissitzky - Sala Proust (reconstrução) 1890 - Moscovo 
Artista, fotógrafo, arquiteto e docente. Fez parte da vanguarda russa dos anos 20 e 30.
O construtivismo constitui-se em tendência universal e permanente na Arte. Movimento anti-naturalista gera formas segundo uma ordem matemática, propondo uma arte abstrata, geométrica e autônoma. Corresponde a uma ruptura total com a tradição da mímese, ou da representação da realidade visível.

O movimento construtivista surgiu no período de 1913 a 1930, na Europa. Marcou determinantemente a história cultural artística, pois sofreu fortes influências da Revolução Industrial. Possui características próprias, rompendo com a arte passada e perseguindo o perfil da abstração - uma nova representação e despojamento.
.

Construtivismo na  pintura

.

Mikhail Larionov - Rússia - Rainonismo vermelho
Em 1913 Larionov criou o Raionismo, que foi a primeira criação próxima da arte abstrata na Rússia.
.
.

Construtivismo na fotografia 

.

Alexnander Rodchenko - Rússia
Em termos de arte uma nova visão sob outros ângulos -Alexander Rodchenko: `Menina com uma Leica', c. 1934 .
Surgiu uma nova linguagem plástica. As obras de arte passaram a apresentar elementos geométricos, técnicas surpreendentes que mostravam novas estruturas e aparências. A arte se juntou à tecnologia. O construtivismo é a síntese das teorias abstratas e científicas da arte moderna.
O artista plástico se libertou da tela e passou a utilizar materiais diversos para desenvolver suas abstrações.
O pintor não se sentia compromissado em criar o real, o tradicional.
Influenciados pela ciência, pintores exploraram as diversas formas da geometria, buscando relações óticas e de várias dimensões.
Destaca-se o pintor russo Kazimir Malevich.
.

Construtivismo na escultura

.

Na escultura do século XXI - um herdeiro do construtivismo e o que anda acontecendo no mundo das artes.
Matthew Chambers é um ceramista inglês que mora numa ilha na Inglaterra. Ele estudou cerâmica no Royal College of Art e se formou em 2004.
.
Matthew Chambers - Inglaterra
Na escultura do século XXI - um herdeiro do construtivismo e o que anda acontecendo no mundo das artes.
Matthew Chambers é um ceramista inglês que mora numa ilha na Inglaterra. Ele estudou cerâmica no Royal College of Art e se formou em 2004.Seus trabalhos nasceram de um amor pelas formas geométricas e construtivistas, aliadas aos tons terrosos da cerâmica. Cada peça é construída de várias camadas concêntricas, que formam objetos circulares.
As esculturas podem ser fixadas na parede, ou ficarem sobre seu próprio apoio. O artista fará 5 exposições entre novembro de 2008 e 2009.


Trechos de: Teorias da Arte Moderna - H. B. Chipp

.
.

8 comentários:

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Arte Abstrata


 Obras consultadas: Construtivismo – origens e evolução  de George Rickey (Cosac & Naify)
 Arte Abstrata - Mel Gooding

Wassily Kandinsky,  pai da arte abstrata 


Wassily Kandinsky - Василий Кандинский - (1866-1944) foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa.  A primeira vontade foi ser músico. Entretanto, formou-se em direito e economia política na Universidade de Moscou. Aos 30 anos, encantado com um quadro de Monet abandonou a carreira jurídica. Em 1900, em Munique, formou-se pela Academia Real.
Foi professor na Bauhaus  uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura da Alemanha sendo a primeira escola de design do mundo até 1933 até que foi fechada pelos nazistas e, seus quadros foram confiscados. Em 1939, fugiu para a França, onde se naturalizou. Morreu em Neuilly-sur-Seine, na França em 1944.
 .

Cores, linhas, formas e nada mais na arte da abstração 

.

A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação imediata entre suas formas e cores. Uma tela abstrata não representa nada da realidade que nos cerca, nem narra figurativamente alguma cena histórica, literária, religiosa ou mitológica.

Composition lV- 1914
Abstrato vem do latim abstraho (se separar de). Uma pintura abstrata liberta-se da representação da realidade visível (paisagens, cenas, flores, personagens).Existem basicamente duas classificações para arte abstrata: Abstracionismo Geométrico - formados por figuras geométricas e linhas - e o Abstracionismo Lírico ou Expressionismo Abstrato- composto por manchas. 
O geométrico pertence à primeira vanguarda - arte moderna - e o lírico ocorreu na chamada segunda vanguarda, após a Segunda Guerra Mundial , pertencendo à arte contemporânea.
.
O Cavaleiro Azul - 1904
O quadro, "O Cavaleiro Azul" , o cavaleiro é um personagem dos contos de fada com o qual Kandinsky teve contato em sua infância, representa o virtuoso combate do bem e do mal, simbolizando luta e renovação. Esta é uma imagem reincidente da fase figurativa do artista. Em 1912, publicou o almanaque "Der Blaue Reiter" (O Cavaleiro Azul), nome do quadro, para o primeiro grupo expressionista cuja vertente é mais lírica do que dramática, em relação ao grupo expressionista Die Brücke.
Os estudiosos de Arte comumente consideram o pintor russo Wassily Kandinsky o iniciador da moderna pintura abstrata. Em seu livro Do espiritual na arte, Wassily Kandinsky reforça aos seus conterrâneos o rumo da arte não-figurativa sugerindo a ”necessidade espiritual” como doutrina.
.
 .
  • - Todo artista, como criador, tem algo em si que exige expressão..
  • - Todo artista, como filho de seu tempo, é impelido a expressar o espírito desse tempo... 
  • - Todo artista, como um servidor da arte, deve ajudar a causa da arte... Do ponto de vista da necessidade espiritual, nenhuma limitação [de forma] pode ser imposta. 
  • -  O artista pode utilizar qualquer forma que sua expressão determine; seu impulso interior deve encontrar uma forma externa apropriada. 
.
Primeira obra não figurativa - 1910 - uma aquarela para seu livro "Do espiritual na Arte"
Kandinsky havia aparentemente concebido a arte abstrata já em 1908. Em sua revisão autobiográfica, conta-nos como de retorno ao seu estúdio, numa hora de crepúsculo, avistara inesperadamente sobre seu cavalete uma pintura estranha, porém muito bela. A pintura não tinha nenhum tema, não descrevia nenhum objeto identificável e era inteiramente composta de fragmentos brilhantes de cor... "Uma coisa tornou-se clara para mim: não havia necessidade de um lugar para a objetividade e a descrição de objetos em minha pintura, estas eram até prejudiciais a ela". Kandinsky deu-se conta, posteriormente, de que se tratava de uma de suas telas viradas de lado .
.
Black and Violet - 1923
Wassily Kandinsky relacionava-se com artistas como Franz Marc, Paul Klee e August Macke. Juntamente com Marc, Kandinsky publicou o almanaque "O Cavaleiro Azul". Em 1908, pintou pela primeira vez um quadro não representativo: nuances, degradées, formas geométricas e linhas sem o intuito de « significar »

Improvisation XIX
A cor vívida e sem forma e a quase-figuração estranha e linear de Improvisation XlX de Wassily Kandinsky, é algo muito diferente da simplicidade hierática e do drama quase geométrico da pintura suprematista. Aqui, somos apresentados a uma riqueza cromática e tonal: um arco grosseiro de cores escarlate, amarelo, laranja, carmesim, verde e branco, dissolvendo-se, à direita e para baixo, numa mistura de violetas, púrpuras e azuis vibrantes, do pálido ao escuro. Grande parte dessa passagem inferior-central é tão rápida e tão levemente rabiscada pelo pincel que a luz branca da tela pode ser vista. A cor nessa pintura é a do espectro, como se, por mágica, o arco-íris tivesse sido espalhado para ocupar momentaneamente o retângulo, um momento fugidio de luz e energia, um caos atmosférico. Seu título parece sugerir que a obra foi feita de luz e energia, um caos atmosférico, que a obra foi feita em reação a um impulso interno, tal como um pianista talentoso poderia espontâneamente compor uma peça musical com um humor particular no tom apropriado. "Em termos gerais" escreveu Kandinsky,"a cor é uma força que influencia diretamente a alma. A cor é o teclado, os olhos são os martelos, a alma é o piano com suas muitas cordas. O artista é a mão que toca".
.

Kandinsky e o Piano de Muitas Cordas 

.

Cordas do piano
Esse paralelo entre música e pintura enfeitiçou Kandinsky, como já o fizera com muitos artistas, compositores e escritores nos últimos anos do seculo XlX e nos primeiros do século XX. “Toda arte“, escreveu o crítico inglês Walter Pater, “aspira à condição da música“. A música é a arte mais puramente abstrata, além da linguagem, puramente sensorial e capaz de tocar diretamente o espírito do ouvinte. Ao se mover na direção da abstração, as artes visuais estavam buscando esse acesso direto à realidade espiritual interna do espectador, buscando tornar-se o sinal externo e visível de uma verdade invisível. Charles Baudelaire, poeta francês e crítico de arte em um poema famoso, descreveu as correspondances entre diferentes fenômenos sensoriais:
Como ecos prolongados que se confundem ao longe 
Em uma escura e profunda unidade 
Tão vasta quanto a noite, e quanto a claridade
Os perfumes, as cores e os sons se harmonizam.


 Sketch for composition II 1909-1910
Kandinsky acreditava que a pintura, como a música, deveria exprimir a “vida interior“ do artista, os mais profundos sentimentos e intuições, sem recorrer à “reprodução de fenômenos naturais".
A cidade de Munique tornou-se o centro da arte vanguardista daquela época e, quando Kandinsky pinta a “Composição II” (quadro praticamente perdido durante a 2ª Guerra Mundial, e que foi considerado o mais importante de sua obra), a reação dos críticos a essa obra foi fervorosa, tratava-se de uma obra de um louco ou de um viciado em morfina ou haxixe .
.
Composition VI - 1913
Desenvolveu a arte abstrata até o fim de sua vida. Junto a Piet Mondrian e Kazimir Malevich, Wassily Kandinsky faz parte do "trio sagrado" da abstração, sendo o mais famoso.


"A realização de nossa percepção do mundo nas formas do espaço e do tempo é o único objetivo de nossa arte pictórica e plástica." Naum Gabo. 

 

.


Veja também nesse blog ARTE ABSTRATA II

.

45 comentários:

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.