'

Toulouse-Lautrec o pequeno gigante

.
Em 31 de março de 2012 10:01 na postagem O artista e sua função recebí o comentário de uma leitora de nome Márcia Oliveira com os sequintes dizeres:
"Elma gostaria muito que postasse algo sobre Toulouse Lautrec. Seu blog é valiosíssimo! Parabéns!"
Pois bem Márcia, depois de algumas pesquisas apresento algo sobre a biografia deste grande artista bem com algumas de suas obras.
 .

.

Prostitutas, cabarés e cervejarias estão inevitavelmente associados ao nome de Henri de Toulouse-Lautrec e sua arte.

.

Femme enfilant son bas (1894)
.
 .
Toulouse-Lautrec o pequeno gigante das artes de Montmatre em Paris
Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa
(1864 – 1901) foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX.
Nascido na nobreza francesa, possuía uma linha de ancestrais de nomes aristocráticos. Seu pai era o Conde Alphonse de Toulouse-Lautrec-Monfa, Alf para os amigos, e sua mãe Adéle Tapié de Céleyran. Queriam seus pais que o filho seguisse com esmero o mesmo caminho nobre de toda a sua família, tanto materna quanto paterna. Toulouse-Lautrec sofria de uma doença desconhecida em sua época. Certamente uma distrofia poli-hipofisária, que é um desenvolvimento insuficiente de certos tecidos ósseos. Sofreu dois acidentes em sua juventude, fraturando o fêmur esquerdo aos doze anos e o direito aos quatorze anos. Os ossos mal soldados pararam de crescer e fizeram com que Henri não ultrapassasse a altura de 1,52 m, tornando-se um homem com corpo de adulto, mas com pernas curtas de menino.
Estudou com Fernand Cormon, cujo estúdio ficava nas ladeiras suburbanas de Montmartre, em Paris. É lá que Lautrec descobriu a inspiração que lhe faltava mas não seguiu nenhuma escola: optou pela modernidade. A arte em movimento era seu credo. A ironia, sua força. Mudou-se para aquele bairro de má fama e encontrou seu lugar entre trabalhadores, prostitutas e artistas de caráter duvidoso. 
Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo.
Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte.
Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.
.
Cartaz publicitário
 O cartaz litográfico colorido é uma nova ferramenta de divulgação de locais de lazer parisienses. Apesar da litografia cheia de cores de seu tempo poder acomodar dezenas de cores em um só cartaz, Lautrec geralmente escolhia apenas 4 ou 5, as vezes 6, raramente 6 cores. Ao invés de usar uma multiplicidade de cores, Henri preferiu criar seus efeitos com justaposições e modulações delicados.
 
Frequentador assíduo do Moulin Rouge e outros cabarés, o pequeno nobre acaba se acomodando muito bem naquele ambiente tão estranho que seus pais nunca aceitaram em ter o filho. 
O tema principal das pinturas de Toulouse-Lautrec era a vida boêmia parisiense, que ele representava através de um desenho que lembra a espontaneidade do desenho satírico de Honoré Daumier, e uma composição dinâmica que poderia ter sido influenciada pela fotografia e as gravuras japonesas, dois fatores de grande importância cultural no fim do século XIX.
Levando uma vida boêmia, o artista exagerava no consumo de bebidas alcoólicas e nos diversos relacionamentos com mulheres. Com este comportamento, contraiu sífilis. 
.
Lautrec é responsável pela criação de um coquetel explosivo chamado carinhosamente de… Terremoto.  É uma mistura potente de 1/2 parte de absinto e 1/2 parte de conhaque, servido em copo de vinho sobre cubos de gelo ou batido com gelo em coqueteleira.
Em 1899, a vida desregrada e o excesso de álcool finalmente cobram seu preço do artista. Lautrec sofre de crises e é internado numa clínica psiquiátrica. Ao sair é constantemente vigiado para que não beba e não volte a frequentar os bordéis, vigilância que ele consegue burlar. Sua saúde vai-se deteriorando cada vez mais, até que em 1901 não é mais capaz de viver sozinho. Henri despede-se de Paris com a certeza de que está com os dias contados. Sofre ataques de paralisia e quase não consegue mais pintar.
.
Castelo de Malromé onde morreu Toulouse-Lautrec nas proximidades de BordeauxCastelo onde
Em 9 de Setembro de 1901, Henri de Toulouse-Lautrec morre nos braços de sua mãe, no Castelo de Malromé, perto de Bordeaux, às duas horas e quinze minutos da manhã. Estima-se que Lautrec tenha pintado mais de 1000 quadros a óleo (737 estão catalogados), feito mais de 5000 desenhos (275 aquarelas, 5084 desenhos catalogados) e por volta de 363 gravuras e cartazes.
 .

 Obras de Toulouse-Loutrec 

.

Retrato de Carmem Glaudin
Em uma Sala privada
Salon at the Rue des Moulins, 1894
As Duas Amigas (c. 1894–95)
Alone
Na Cama (1893)
seated-dancer-in-pink-tights-1890 ______-_A Inspeção Médica no Prostíbulo da Rue des Moulins (1894)-1894
.
 Mais obras neste site: Henri de Toulouse Lautrec

.

4 comentários:

  1. Obrigada pela visita António. Fico feliz que tenha gostado desse espaço dedicado as artes do qual tenho muito carinho.
    Farei uma visita aos seus blog, com certeza.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Lautrec é incrível, despertou minha paixão pelo mundo das artes e pelo impressionismo!

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.