'

Arcangelo Ianelli

. .
O artista Arcangelo Ianelli morreu ontem, 26 de maio no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele tinha 86 anos e estava internado há 4 meses por causa de problemas cardiovasculares. Nascido em São Paulo, Ianelli foi pintor, escultor, ilustrador e desenhista. Integrou na década de 1950 o Grupo Guanabara, ao lado de Manabu Mabe, Jorge Mori, Takashi Fukushima e Wega Nery. Arcangelo Ianelli produziu na década de 60 diversas pinturas abstratas informais pelas quais ficou conhecido. Nascido em São Paulo, Arcangelo Ianelli estudou na Associação Paulista de Belas Artes.
Na década de 60, Ianelli investiu na arte abstrata, culminando no geometrismo, como também passou a atuar como escultor.
Em 60 anos de carreira o pintor possui obras com acervo em importantes museus internacionais.

Arcangelo Ianelli "enxadrista da cor"



"Não há morte para
os que delegam
ao objeto da criação
o poder da vida."
.
"Registramos beleza na
cor de Ianelli, mas não
para que a reconhecamos
por já ser reconhecida, mas
para irmos descobrindo-a
por ser desconhecida."

Juan Acha


Arcangelo Ianelli tinha um comprometimento sério com a arte, disciplinado, contemporâneo nas suas formas e cores incrivelmente belas, para o deleite da alma e dos olhos.
Um artista que não fazia da arte uma diversão qualquer e nem a usava para promover espetáculos, no intuito de chocar para ser notado, e nem para causar polêmicas de introspecções individuais.
Deixou uma grande obra para a posteridade, sua pintura é uma nova escola a ser seguida por quem vê na arte a importância do ato de criar.

Clique nas imagens para ampliar



8 comentários:

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Arte de Instalações

 .

O presépio - Gênese e simbologia

.

Seria no século 13 uma arte de instalação?

Clique nas imagens para ampliar
.
Presépio Rupestre
Portugal - O presépio, pensado pela Autarquia Maçaense com o apoio do Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, apresenta-se em forma de dólmen, em tamanho real, com figuras sagradas representadas a partir de figuras rupestres do Vale do Tejo.
Quando, numa definição filosófica de seus trabalhos, Marcel Duchamp um dos precursores da arte conceitual afirmava que, entre outras coisas, seu objetivo era libertar “a Arte do domínio da mão”, certamente não imaginava a que ponto chegaríamos em 1970. O que à primeira vista podia ser facilmente localizado e efetivamente combatido tende hoje a localizar-se numa área de difícil acesso e apreensão: o cérebro.
“A arte no século XX apresenta para um observador distanciado uma sucessão algo caótica. Todos os conceitos que serviram de base à apreciação e criação das gerações anteriores foram sistematicamente postos em causa, e pouco depois acabaram por ser recusados ou ultrapassados pelos artistas. Na arte como na imaginação não existem limites, parece ser a primeira ideia que os artistas têm procurado transmitir. O nosso percurso centra-se nos movimentos artísticos que evidenciaram a ruptura com os conceitos tradicionais da arte, colocando pela primeira vez a questão do fim da estética”.
 .

Rumos visuais da arte

.

Ossos - Marina Abramovic Balkan Baroque

.

O que é arte de instalações?

.


A Wikpédia assim a define:
"Arte de instalações (krafts) é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente fechado. A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador. Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: frio, calor, odores, sons ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor".
.
Dan Flavin - Green
 A instalação é, pois, ela mesma, uma espécie de casa ou de alojamento para a arte ou para uma experiência poética do mundo; isto é, a obra é uma forma de habitação do mundo. E o artista, uma espécie de arquiteto, no sentido em que cuida de prover este alojamento ou habitação.
Arte de valor deve incomodar, não tranquilizar diz Gormley
Para o artista britânico Antony Gormley de 57 anos, 'a arte que faz você se sentir cômodo provavelmente é artesanato, não arte'.
hanging garden’ por Mona Hatoum

Arte efêmera


Há na mente e no conhecimento das pessoas o conceito de arte permanente, aquela que expressa e registra o interior humano e seu universo histórico, presente e intacta no passar dos anos, neste conceito incluímos as obras de Da Vinci, Picasso, Rugendas, Tarsila do Amaral, Portinari, entre outros. Diferente da arte permanente, a arte efêmera, seja através de performances, instalações, e happenings, é aquela vista como não perene fisicamente ou em demais considerações.

A arte pública, transformada pela ação do tempo, assim como o grafite, os religiosos tapetes de sal e serragem, esculturas de gelo e de areia, são alguns exemplos de arte efêmera.
 .

Land Art

.


É Christo Javacheff (e sua mulher Jeanne-Claude), um dos mais surpreendentes artistas contemporâneos e a oportunidade vem da sua recente instalação em Central Park - New York City
.
Joana Vasconcelos - Vitrine, Lisboa, 2008 - anima prédio em obras
Efêmero é aquilo que é passageiro, sem presença definitiva, uma substância ou presença artística que se esvai. O sentido de arte pública efêmera não se aplica aos monumentos históricos. A performances de dança e coreografias inusitadas realizadas em praça públicas são passageiras, existem somente no seu ato em si, mas podendo ser filmadas e arquivadas para novas execuções audiovisuais, a mesma sai do contexto de efêmero. Nas artes plásticas há a técnica de pintar quadros com alimentos e substâncias perecíveis, tornando a obra perene somente na fotografia que a registrou. A arte permanente marca o estilo cultural e o momento histórico de cada povo e região, assim aconteceu, por exemplo, nas civilizações egípcias e gregas, e recentemente na sociedade moderna francesa e americana, porém , seria a arte efêmera do século XXI, uma forma de expressar o efêmero fulgaz de nossos tempos?
.
"Desvio para o vermelho" (detalhes) - 1967/98 - Cildo Meireles
Instalação de luzes assinada pelo artista japonês Ryoji Ikeda.a
Esculturas do artista alemão Timm Ulrichs nas ruas de Hannover - Germany
A Sala dos Procurados, 2008, Alan Campos - Brasil
Instalação com livros - Museu de Israel
Instalação Interativa
O público interage por trás de “Sunset Now”, uma instalação interativa feita de acrílico colorido, fiberfill (fibra utilizada em enchimentos e tecidos) e luzes que permitem que o usuário controle o nascer e o pôr de um sol utilizando apenas um regulador de iluminação.
.
Héctor Roca fez da sua Waterdrop Installation, um tributo a água e seu movimento único. Além de ser de uma beleza única quando estático, seu movimento supera o que se tem em mente.




. .

27 comentários:

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Uma operária da Arte


 .
Uma arte que não tem a intenção de expressar sentimentos ou idéias, as obras abandonam o compromisso de representar a realidade aparente e não reproduzem figuras nem retratam temas. O que importa são as formas e cores da composição. O artista simplesmente explora as formas geométricas, abandonando a transmissão de pensamentos e sentimentos. Mas dá um juízo de equilíbrio que pode ser visto e absorvido como uma fonte de preceito sobre a vida. Uma arte que leva a imaginar e a indagar o seu sentido... há algo além do que se vê, transcendente e que vem de encontro com a perspectiva da cada um.

"Foi preciso quase meio século para que a arte geométrica fosse apreciada em sua dimensão".

Maria Alice Milliet, curadora do MAM (Museu de Arte Moderna), crítica de arte e diretora técnica da Fundação José Nemerowsky.
.
Superfície de madeira [imbuia] com 8cm de espessura onde executo a pintura. Meu atual trabalho.

Sou uma artista da geometria

Impulsionada pela criação e pela idéia do inusitado ou a algo relacionado com a surpresa das descobertas, com o inédito, sem rótulos, ícones ou regras, minhas formas nascem do exercício de um raciocinar nada relacionado com as imagens costumeiras ou visíveis. Elas não tem origem na subjetividade individual e nem feita da cópia de uma imagem já existente. Daí, a possibilidade da transcendência pela abstração.
.
Vivo entre linhas, réguas, números, triângulos, retângulos, quadrados e círculos, linhas paralelas, cruzadas, formando e criando transparências com superposições de formas, que busco e rebusco dentro de uma cadeia de juízos visando a lógica de um conjunto harmônico, num ritmo de tal intensidade que chega a ser sofrido. Às vezes, elas fluem espontâneas ligadas talvez a algo cognitivo ou armazenado de pensamentos filosóficos da essência e ética da arte.
.
Entre o figurativo e o abstrato
A princípio todo o ser humano é um artista, porém nenhum nasce pronto para criar sua arte e exteriorizá-la para o plano físico e visível. Há um tempo de germinação até que possa ser desenvolvida e aflorada dentro de si, através de suas próprias buscas, conciliado de um aprendizado disciplinado e contínuo.
.
Nessa  fase trabalhei cores frias numa experiência onde meu intuito era explorar o volume e a profundidade [meu acervo]
Ele nasce com o dom e no decorrer de sua vida percorre vários caminhos e entre eles, o exercício do descobrir, do fazer, do aprender sobre aquilo que lhe fala mais intimamente para que venha de encontro com a sua própria arte, desenvolver seu pensamento, criar as suas formas ou melhor, o estilo, traços, linhas, cores e uma linguagem para que cada um tenha o seu próprio palco com o seu público.
Meu caminho não foi diferente dos demais e nem está sendo. Foram etapas, inúmeras tentativas entre o figurativo e abstracionismo, este que me levava a percorrer caminhos insólitos, posto que sair do vício do figurativo requer uma mudança na visão dos conceitos para nos dirigir livremente a uma nova arte.
.
Transição] mista s/tela 0,90 x 0,70 - pó de mármore, cola branca, cordão, óleo

A Transição

Pintada em 2003, essa tela em técnica mista, quando de minha última pintura com motivos figurativos, mostrando bem a entrada das linhas e formas geométricas na composição das montanhas.

É de grande importância o desenho, nenhum artista desenvolve bem a sua arte sem ele. É como se fosse o esqueleto de um corpo, representa a estrutura que determina a forma. Sem ele a arte não tem expressão, porque a criação começa nos traços do desenho.
Não nasci com uma arte já deliberada para ser aceita, e para tanto me fiz, mas nunca me sinto pronta e nem tampouco posso me comportar como se fosse alguma estrela isolada ou inebriada por seu próprio brilho. Não tenho receio das críticas, elas me fazem crescer, mas tenho consciência de que tenho muito à aprender.

A excentridade e a vaidade do artista não deve sobrepujar sua própria arte  

Elma Carneiro


 Sou hoje a forma paradoxal do que vivo, entre o “saber e não saber” do que sinto e do que ainda posso sentir e fazer para ser mais, com o objetivo de ir sempre ao encontro com a minha própria verdade como ser, como também com minha arte.
Porém, não interessa ao mundo o modo de estar do artista na vida ou na sociedade, pois o compromisso dele deve ser unicamente com a criação.

“TODAS AS ARTES CONTRIBUEM PARA A MAIOR DE TODAS AS ARTES, A ARTE DE VIVER” Bertold Brecht

[Computer Painting] Pintura por Computador

.

Observação: só consegue fazer arte por computador quem realmente for artista nato.
.
É um resultado exclusivo da pintura por um Artista Plástico ou Visual, que usou como ferramenta as cores, os pincéis e espátulas de punho ou à mão livre para pintar.

A mais avançada manifestação das Artes Plásticas. O mouse e os programas de Computador são as mais novas e eficientes ferramentas inovadoras para todo o artista plástico, com algum treino e técnica. É uma pintura manual.

Digitalização, contemporaneidade e resignificação


Pintura por Computador não é para experts em informática ou manuseadores de efeitos, é sim, uma área especializada para o Artista Plástico. E não basta, é preciso ter técnica tanto para a pintura como para a impressão.
Muita arte pode ser digital (imagens em movimento, formatações, desenhos, designer etc...)
A Pintura Digital é parte deste contexto, não no mesmo texto. A Pintura Digital (área do artista plástico) é especializada e usa o meio digital, tornando-se real através das impressões.
.
Artes Plásticas Digitais

Existem outras técnicas e por certo existirão muitas, afinal, em médio prazo todo o artista plástico, por certo irá pintar digitalmente, além das técnicas tradicionais e conservadoras.

Elma Carneiro

6 comentários:

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.