Arte Popular brasileira - Carrancas
No Brasil, a Arte Popular é provavelmente a arte mais praticada no país, por razões históricas, sociais e geográficas. Não se pode, entretanto, confundir arte com artesanato, embora as fronteiras entre ambos nem sempre tenham contornos claros.
Arte popular é aquela em que o artista aprende seu ofício como escultura, modelagem e outros, sem terem frequentado escolas de artes. Mas criam obras de reconhecido valor estético e artístico. A arte popular é intuitiva e trata de valores locais, regionais; representa crenças, lendas, costumes típicos de determinada cultura. O artista popular traduz o universo no qual ele vive, seu dia-a-dia humilde e, muitas vezes, difícil.
Para afugentar maus espíritos e o azar, carranca na proa do navio |
Carrancas
Manifestações genuínas da arte popular brasileira, as Carrancas são encontradas não apenas na proa de embarcações do Rio São Francisco, mas também em ambientes decorados e em museus pelo mundo.
Lendas e superstições na arte Popular
No Vale do São Francisco, acredita-se que as Carrancas protegem os barqueiros e remeiros dos bichos do rio ou de acidentes e afogamentos, dando três gemidos quando há iminência de perigo.
São produzidas em madeira e representam figuras zooantropomorfas - construção de animais e humanas |
As carrancas são esculturas de madeira, figurativas, com temas humanos ou de animais, usada na proa das embarcações que navegam pelo Rio São Francisco, no nordeste brasileiro, com a finalidade de afugentar os maus espíritos e proteger de infortúnios.
Em geral, elas tem expressões agressivas e são pintadas com cores fortes. São feitas principalmente por artistas ribeirinhos, chamados carranqueiros. Com vários tamanhos, são usados para espantar o maus espíritos.
As mais populares são encontradas nas embarcações que cruzam o rio São Francisco.
As mais populares são encontradas nas embarcações que cruzam o rio São Francisco.
Pintura abstrata inspirada nas máscaras ou carrancas astecas - JFMachados |
De fato, é impressionante a tendência que possuímos queira ou não de deixar nossa marca, sendo artista ou não, através do que falamos, ou no que fazemos, ou no que cremos e amamos. Estou encantada com o que hoje você nos apresenta pelo seu belo trabalho. Uma forma de poder admirá-la, como também de conhecer um pouco sobre o universo das artes. Elma Carneiro, parabéns!
ResponderExcluir