Victor Timofeev - dentro do seu tempo
"Um dos assuntos primários no meu trabalho é a reflexão do espírito da sociedade contemporânea, como manifestado pela prática arquitetônica e a mesma ação da criação. As minhas pinturas e os desenhos representam o potencial violento e fascistic do ato arquitetônico, como um gesto expressivo que é um marcador cultural da sociedade contemporânea".Victor Timofeev.


Faz parte do time de produção de um dos mais altos valores da linguagem moderna nas artes plásticas.
Victor Timofeev nasceu em Riga - Letónia em 1984 e atualmente vive e trabalha em Berlim, depois de viver boa parte de sua vida em Nova Iorque.
É um artista do presente, ativo e respeitado por um vocabulário assombroso que incorpora perspectiva, modelos arquitetônicos e geométricos que engolfam um espaço com precisão aguda e confundir ilusões visuais, onde seu trabalho mais adiantado incorpora o texto obssessivo e repetitivo como a base de cor e forma e constrói uma plataforma onde o mergulho de objetos físico e arquitetônico na abstração geométrica e as duas forças coage na narrativa infinita e poética.

A linguagem de Victor Timofeev, revela a expressão máxima de um artista contemporâneo e atual em seu momento criador numa abstração geométrica onde as linhas criam formas dinânicas, revelando um desligamento absoluto do mundo visivel, configurando-se em um belíssimo resultado quando ele mergulha em seu próprio caminho, no momento criador alheio aos conceitos, aos "ismos" ou tendências. É um artista que não usa um lugar comum em sua linguagem, e demonstra estar dentro de sua própria época. Um criador.

Mais tarde, congrega tintas em seus desenhos, passa a usar também a tela e mais outros suportes.
As explosões de tinta interferem nos desenhos técnicos e mancham sem piedade o purismo das perspectivas. Alguns planos são distorcidos, outros soltos… O resultado são imagens densas, com tempos diferentes num mesmo desenho e jogos onde um elemento desestabiliza o outro.
São desenhos que exploram a natureza mutável do nosso ambiente, a dualidade da abstração e perspectiva, assim como o caráter da cor para além das suas qualidades sensuais.

"The i

- Certamente Victor Timofeev, todos nós fomos premiados por isso.
Não conhecia este artista, tão jovem e já com maturidade suficiente para abrir novos caminhos na arte, obrigada por me fazer descobri-lo.
ResponderExcluirComo adoro geometrias e abstração, vou segui-lo com atenção.
Parabéns pelo post e um grande beijo.